quinta-feira, 6 de maio de 2010

Efeito platô


Você perdeu peso com a dieta, mas de uma hora para outra os números mostrados na balança não baixam mais. Este quadro tem até nome: efeito platô, encarado como processo natural enfrentado por quem está a emagrecer, seja com uma dieta, seja com exercícios físicos. A resposta para a estagnação do peso está na transformação dos hormônios que ocorre no organismo. "O corpo reage achando que o emagrecimento pode ser um sinal de perigo e bloqueia temporariamente a perda de peso, aumentando a libertação de hormônios que actuam na desaceleração do metabolismo", explica endocrinologista José Castro Soares, da Unifesp.

Quanto mais rápido está a acontecer o emagrecimento, mais cedo o efeito platô chegará. Um bom conselho é restringir as calorias por alguns dias, sempre com a supervisão de um médico ou nutricionista, pois cada dieta exige um consumo de calorias específico. "Dois dias de diminuição calórica costumam reverter esse efeito, que pode ser exterminado de cinco a seis dias", aconselha o médico.

"Quanto mais rápido é o emagrecimento, mais cedo o efeito platô chegará."Outra dica é em hipótese alguma dar espaço para o sedentarismo, pois a prática de exercicio fisico pode acelerar o metabolismo novamente. Tão importante quanto cuidar do físico é prestar atenção ao lado emocional.
O stress e a ansiedade, pode aumentar os níveis de cortisol e adrenalina no organismo, dois hormônios que aumentam a retenção de líquidos e a sensação de fome.
"Em vez de se pesar todos os dias, observe mais a sua perda tirando as medidas, pois, às vezes, o peso aumenta por causa do aumento da massa magra", explica o endocrinologista José Castro Soares


Meninas que isto não nos aconteça.....:S

2 comentários:

  1. Neste momento sou a tua melhor amiga... OBRIGADA por esta explicação... é que de certeza que esta porcaria do efeito platô baixou em mim... tudo bem que ontem fiz uma asneirita (ou duas) mas esta semana só perdi peso na 2.ª feira, depois parou e eu que me peso sempre... estou triste...
    Mas sou parva e, realmente, vou parar de me pesar por uma semana, a ver se o tal efeito dá uma volta e volto a perder peso...
    Porque na roupa noto muito... sabes as calças que estão em colapso? Levei 2 para a minha mãe reforçar e ela ontem trouxe-mas e hoje vesti umas de ganga e tive que as tirar pois caiam-me na cintura e pus cinto e formavam uns foles horrorosos... Estas calças eram das poucas que há 1 ou 2 semanas me serviam e agora ficam largas... :)

    o corpo é realmente impressionante...

    Danisinha!!! Muito obrigadinha por este post, a sério!!!!!!!!!!!!!!!!

    Hoje ao almoço só vou comer salada de alface e tomate... SÓ!!!
    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  2. Olha agora aconteceu me akilo com a balança...eu vou so me medir...porque acabo por ficar enervada com a parva da balança....continuo na mha alimentação equilibrada e pronto.....ai vera bora lá perder estas gorduras...tou a pensar em experimentar alli....sabes de alguma coisa?sobre este produto?

    ResponderEliminar